A Blog about the other side of games.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Game Design ou Product Design?

Como ver o game além da miragem do game design

Durante muito tempo, me envolvi em discussões calorosas ou estéreis com games designers brasileiros sobre tudo o que esse campo de conhecimento volátil tem sido capaz de fazer por um jogo.

Também acompanhei muitas discussões a respeito do tema ao redor do mundo. As diversas discussões me levaram as seguintes conclusões: que o game design é um campo vasto e meritório em si, e que, por ele ser tão complexo e promissor em si, engana aquele que crê que ele sozinho é capaz de fazer o designer criar um grande game.

Não, não é.

Outra discussão, mais comum em outros ramos e segmentos, é que marketing tem a grande utilidade e é chamado muitas vezes somente para fazer campanha publicitária de um anúncio, para falar dele na internet ou para criar um site. As grandes empresas acreditam que marketing é colocar o produto certo em um ponto-de-venda, mediante extensas planílhas de excel, dados comprados ou n do mercado, e outras coisas mais. E depois que estão lá, fazer uma firula. Nos pequenos negócios, e os pequenos criadores crêem que fazer "marketing" é anunciar de forma bem-feita. Ninguém é culpado. Mas marketing é somente isso?

Não, não é.

De fato, assim como o game designer por estar dentro de seu campo se crê invencível (mal sabem que na era pré-internet, a distribuição bem feita era o que dava dinheiro de fato), o jovem gamer ou desenvolvedor crê que marketing é anunciar ou fazer merchandising.

O marketing é um bom campo de conhecimento que permite entrar diretamente na criação do game, na sua concepção, na sua gênese. Mas para isso é preciso considerar algumas coisas: que o game é um produto (com serviço agregado ou não), e que o game design não é o universo, mas uma parte dele. E que é preciso olhar de cima, para realmente ver a parte maior do todo.

No próximo post,
direi porque o game é um produto, quais são suas características, e como pensá-lo antes de criar.

Até lá!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto.

Realmente, impressões erradas, ignorância ou preconceito (ou mesmo arrogência) distorcem fato e versões. Enfim, é o mundo em que vivemos.

Algums buscam conhcer e repensar sua realidade, outros não.

Aguardo o próximo texto. =)

Seguidores